arte na periferia: A lenda urbana do opala

27 de abril de 2010

A lenda urbana do opala


Essa matéria saiu no jornal O Estado de S.Paulo, não deixem de ler o comentários ao final dela... 

Bruno Paes Manso - O Estado de S.Paulo
Sem que ninguém saiba explicar o início, o boato começou a se espalhar há pelo menos duas semanas na região do Capão Redondo, zona sul de São Paulo. Com pequenas variações, o que se passava de boca em boca era que um Opala preto estava sequestrando crianças em bairros da zona sul para retirar órgãos e vendê-los. Ontem, em menos de uma hora, o Estado recebeu três ligações de pessoas que queriam mais informações a respeito.
Na segunda feira, Jefferson, morador do Jardim Ângela, na zona sul, encaminhou à reportagem a cópia de um recado escrito na agenda de uma escola do bairro, com a data de 15 de abril. "Bom dia, senhores pais. Viemos por meio desta alertá-los ou reforçar o aviso de que crianças estão desaparecendo nesta região (sendo sequestradas) na saída da escola... Pedimos que tenham o máximo de cuidado."
A reportagem ligou para conselheiros tutelares do Jardim São Luís e do M"Boi Mirim, ambos na zona sul, para saber se tinham mais informações. Os conselheiros disseram que também vinham recebendo ligações com denúncias sobre os supostos acontecimentos. Mas nada de concreto havia sido encaminhado. "O pessoal está falando direto, mas não temos nenhum registro no conselho. Veja com a polícia", sugeriu uma conselheira.
No meio da semana, um e-mail começou a circular também tratando do caso. Como as lendas urbanas clássicas, a informação sempre vinha de um terceiro, que ouviu de outra pessoa, esta sim, suposta vítima direta da quadrilha. Normalmente, a história vinha acompanhada de um detalhe instigante.
"Uma das vítimas teria sido enterrada no domingo", disse um leitor. Frederico, que também ligou para o Estado, contou ainda que uma amiga de sua empregada teria recebido R$ 2 mil juntamente com o corpo da criança, cujos órgãos foram retirados, e um bilhete dizendo que seu filho havia morrido sem sofrer.
Nova loira do banheiro. A Base Comunitária da Polícia Militar do Jardim Ranieri, no Capão Redondo, está a par dos boatos. Não poderia ser de outra forma. Recebe, em média, entre 30 e 40 consultas diárias, indagando sobre a história dos sequestros.
"Hoje, quando a pessoa chega até a base e pergunta "sargento, posso perguntar uma coisa?", eu digo para ela nem completar", comenta o sargento Milton Vieira da Silva, que atua no bairro há 12 anos. "É a história do Opala preto que anda sequestrando crianças, certo?"
Segundo Vieira, trata-se de uma lenda urbana e não existe nenhum registro de sequestro de crianças no 37.º Batalhão da Polícia Militar, que cobre a zona sul. Para lidar com o problema, o sargento pretende agora publicar no jornalzinho da base um desmentido oficial para esclarecer que tudo não passa de boato. "Sabe a história da loira do banheiro?", pergunta o sargento. "É mais ou menos a mesma coisa."
Indagado se arriscaria explicar a origem da fofoca, ele tenta uma hipótese. "Talvez seja um pai que estivesse tentando assustar o filho que apronta demais. Contou a história para um, que contou para outro e saiu do controle."

comentários para este post 4

comente também


4 Luciana Espindola
27 de abril de 2010 | 13h 14Denunciar este comentário
Podem até pensar q é lenda mas uma criança acabou de ser levada proximo ao posto de saude do jd macedonia por volta da 12:00 a mãe esta passado mal a rua é conhecida como rua 15 peço as autoridades que tomem as devidas providencias e verefiquem pelo menos se é ou não lenda quem é estes palhaços resto de lixo q estão fazendo isto com nossas crianças.
As crianças ja não brincam mais na rua por causa das drogas e etc, no computador por causa dos pedofilos e agora nem o direito de ir a escola? Onde estamos que pais é este, fora o caso dakela baba que estrupou e bateu em um bebê de 7 meses.
Estou revoltada como deixar meu filho ir para escola?
Como vou trabalhar para garantir o sustento dele ?
Não falo só por mim mas por mtas familias que precisam de no minimo segurança!
:
3 Marco Antonio Calfa
26 de abril de 2010 | 20h 43Denunciar este comentário
Lenda Urbana no Capão redondo,é escola digna para as crianças
Lenda Urbana no Capão Redondo,é fiscalização nos podres supermercados que temos aqui
Lenda Urbana no Capão Redondo,é cet multando os carros que param nos locais proibidos
Lenda Urbana no Capão redondo,são avenidas decentes,para escoar o trânsito caótico da região.
Lenda Urbana no Capão Redondo,é atendimento médico decente e digno
Lenda Urbana no Capão Redondo,é alguém (prefeito,vereador,deputado,ou um político qualquer) que venha aqui ver o caos que isso aqui está,e faça algo...
Com todos esses problemas que vocês podem imaginar,essas lendas de loira fantasma,opala preto,brasilia amarela etc..tem que ecoar mesmo seja através dos Datenas da vida,ou pela população desinformada,talhada a ferro e fogo por esses governantes que andam com seus opalas pretos por aí!! 
2 Ligia Cristina Albino
26 de abril de 2010 | 13h 16Denunciar este comentário
Moro Na Regiao do Capao Redondo e nao tenho deixado minhas filhas sair de casa ja ha quase 1 mes e no dia 16/04 houve uma reportagen no programa do datena referente ao desaparecimento de Crianças o caso informa sobre uma menina de 11 anos desde entao nao tive mais sossego Alias Hoje mesmo eu entrei em contato com a 92 ° DELEGACIA DE POLICIA e um policial que se indentificou como Walter E ele me confirmou que aumentou m,uito o caso de crianças que estao desaparecendo na Regiao se for Boato a Policia deveria Nos passa a informaçao correta pois somos Pais e Maes que nao estamos tendo sossego com este boatos e gostariamos muito de poder descansar nossas mentes e saber ate aonde esta historia e veriidica

3 comentários:

Anônimo disse...

quem pode responder todos esses comentarios que estao aqui? quem esta enteressado em saber se todas essas questoes descritas tem fundamento? todos queremos.... ate onde vai a omissão dos fatos? sera que é lenda urbana mesmo? acho que isso é so um meio de cegar a população pra esse problema que pode virar um grande caos...

Anabela disse...

Olha gente se é lenda ou não ontem uma criança teve os olhos arrancados entre outros orgãos na região do Morumbi, a filha de 8 anos de uma funcionaria do meu amigo Ale.
Havia um bilhete dizendo não chore ela não sofreu.
Logico que a midia não tem interesse em divulgar morte de pobres e o falar novamente sobre o trafico de orgão em pleno momento eleitoral, mas façam um levantamento em hospitais. Não só da nossa região quantas crianças desaparecem, quantas crianças tem seus orgão retirados e quantas crianças são estupradas e mortas...
Segundo dados nada assustador... Mas vamos aos fatos impiricos
http://www.diariosp.com.br/Noticias/Brasil/4449/'Fantasma'+ronda+a+Zona+Sul+e+deixa+familias+em+panico

Anônimo disse...

UM MEIO MUITO EFICAZ PARA VENDER UM PRODUTO É , DESVIAR A ATENÇÃO DO COMPRADOR DE UMA COISA CHAMANDO A ATENÇÃO PARA OUTRA,TIPO MAQUIAGEM, TIPO MODELO, MAS SABE QUE O PIOR DISTO É ,QUE ESTE MÉTODO FUNCIONA MESMO, COMO VEMOS . EM ÉPOCA DE ELEIÇÃO É NORMAL QUE A POPULAÇÃO SE MANIFESTEM QUERENDO CHAMAR A ATENÇÃO DOS GOVERNANTES. MAS NÃO ACREDITE EM MIM , NÃO CREIA QUE É SÓ ISSO, SAIBA QUE LENDAS E SUPERTIÇÕES SERVEM DE PANO DE FUNDO, CAMUFLAGEM, E TEM OBJETIVOS MUITAS VEZES MAIS ALTOS E MAIS PROFUNDOS QUE A HISTÓRINHA CONTADA...................