arte na periferia: O coletivo

O coletivo

O Coletivo



O grupo Arte na Periferia apresenta como seu ideal a transformação e reflexão da periferia através da arte. O principal vídeo do grupo, o Panorama – Arte na Periferia, nos mostra a integração e comunicação das artes na periferia Sul da cidade de São Paulo. Assim como o vídeo, o sítio eletrônico e o coletivo apontam caminhos para novas manifestações, onde arte, crítica e política se entrelaçam. O audiovisual se insere neste contexto, como ferramenta no e para o diálogo. Peu e David, jovens realizadores são seus porta-vozes desde 2001, quando entram em contato com o vídeo.

O coletivo independente de realização audiovisual Arte na Periferia se destacou em 2007 pela realização do documentário Panorama - Arte na Periferia, que retrata a riqueza da produção artística da zona sul de São Paulo. Virou referencia e tema de pesquisas da PUC-SP e da USP, tendo sido largamente exibido:

- Mittwochskino – Universidade de Hamburgo – Alemanha – 2009
- Mostra CinePerifa / CUFA - 3° Antídoto – Seminário Internacional de ações culturais em zonas de conflito – Itaú Cultural – 2008
- 2° Cine Cufa - CCBB - Rio de Janeiro – 2008
- Ciclo de Cinema Brasileiro: As Múltiplas Faces da Globalização – CEIS XX – Centro de Estudos Interdisciplinares do século XX – Universidade de COIMBRA – PT – 2008
- Cine CUFA – Distrito Federal – 2008
- Mostra Belas Artes de São Paulo - Centro Universitário Belas Artes – 2008
- Mostra Periferia – ESP - Escola de Sociologia e Política de São Paulo – 2008
- Hip Hop e arte na periferia em Portugal e no Brasil – CES - Centro de Estudos Sociais - Universidade de COIMBRA – PT – 2007
- Mostra Cinemacidade - Universidade Federal de São Paulo – 2007
- Semana de Arte Moderna da Periferia – 2007
- Mostra de Projetos VAI – 2006
- 20° Mostra do Audiovisual Paulista – 2006
Atualmente está em fase de distribuição pela Elo Audiovisual.


Três curtas-metragens baseados em contos de escritores da periferia de São Paulo.
www.contosdebairro.blogspot.com.br

CONTOS DE BAIRRO
Com o apoio do Programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais) da Secretaria Municipal de Cultura, da HL Produções e da Revista de Cinema, o coletivo Arte na Periferia realiza em 2008 e 2009 o projeto CONTOS DE BAIRRO.
CONTOS DE BAIRRO será uma obra de cinema digital composta por três curtas-metragens de ficção, baseada em contos de escritores da periferia de São Paulo. As histórias escolhidas para o projeto são: Gente Feia, de Huguêra; Amanhã Talvez, de Sérgio Vaz; e Meu catecumenato na ludocópula e o sonho de titia, de Tico.
Cada um dos curtas será adaptado e dirigido por cineastas diferentes. CONTOS DE BAIRRO pretende constituir uma coletânea da produção audiovisual da periferia e mostrar o olhar de uma nova geração que vem produzindo audiovisual em São Paulo.

A Expedición Donde Miras – Caminhada Cultural pela América Latina é um projeto de caminhadas artísticas entre cidades da América Latina. O projeto já percorreu mais de 1000km pelos estados de São Paulo e Paraná, realizando saraus nas cidades. Contou com o apoio das Secretarias Municipais de Cultura e Educação e da ASSAOC – Associação Amigos das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo e das diversas cidades já percorridas pela caminhada.

visite www.artenaperiferia.blogspot.com