arte na periferia: Manifestação Popular MBoiMirim 04/03/2011 - ONIBUS

4 de março de 2011

Manifestação Popular MBoiMirim 04/03/2011 - ONIBUS


Abaixo relato da minha amiga e manifestante Dani Regina, sobre a manifestação contra o aumento do passagem do onibus esta manhã na estrada do M'boi Mirin, segue...

Segundo as pessoas que estavam desde o início da manifestação, por volta das 6 horas da manhã - eu cheguei por volta das 8h30 – passageiros que estavam dentro dos ônibus e que já não aguentam mais a situação do transporte público: ônibus superlotados, linhas que sumiram, o aumento abusivo da tarifa e o bloqueio de negociações para a construção da linha de metrô no Jardim Ângela, decidiram fazer alguma coisa.


As pessoas desceram dos ônibus e começaram a ocupar as ruas, marchando até a subprefeitura do M'Boi Mirim. Lá o protesto concentrou cerca de 2 mil pessoas, que não sairiam do local enquanto não fosse aberta uma negociação com o Subprefeito da região. O pedido foi aceito e tirou-se uma comissão de 12 pessoas para conversar com o Subprefeito.


Do lado de fora a polícia tentava de todo o modo desmobilizar os manifestantes e abrir as vias da avenida. Mas o povo deu o seu recado: “Só saímos daqui depois que o Kassab aparecer!” ou começavam a gritar: “O povo na rua, Kassab a culpa é sua”.

Logo a Avenida Guido Caloi foi ocupada por barricadas e os dois sentidos da M'Boi Mirim estavam totalmente travados. Antes disso, pedaços de madeiras foram jogados ao longo do caminho para obstruir a passagem dos automóveis. Não houve depredação de ônibus ou de qualquer outro patrimônio público.

Pessoas da Comissão saíam da Subprefeitura e vinham falar aos manifestantes para abrirem as vias, pois o Choque estava ameaçando “manter a ordem no local” por meio de balas de borracha e gás de efeito moral. Mas a população queria uma resposta e não deu nenhum passo para trás. Houve vários tumultos causados por abuso de policiais: vinham para cima dos manifestantes com violência, mas os demais que estavam ao redor se uniam e retalhavam a ação do policial gritando: “sem violência! Sem violência”. (No meu caso, tentava entrar na subprefeitura para conversar com alguém da comissão e me barraram, mais do que isso, o policial militar, com a identificação Nagata, me agrediu dando uma cotovelada, falei para não me tocar e que estava abusando de seu poder, o policial gritou que eu o tinha agredido e que não ia me deixar entrar e que iria me prender, discutimos, mas não consegui adentrar.) Uma das cenas cômicas ou trágicas eram os policias tentando “desarmar” os manifestantes com pedaços de paus enquanto eles estavam com uma arma tamanho 12 (fora outros apetrechos “da ordem”) apontando pra quem quisesse ver.! A policia alegava que a população estava potencialmente armada...

O fruto da negociação com a Comissão diante da Subprefeitura foi uma carta sem pé nem cabeça, sem prazos, sem protocolar, sem reconhecimento das pessoas que assinaram. A carta declarava que os problemas iam ser resolvidos e que o Subprefeito iria entrar em contato com o Secretário dos Transportes para negociar a melhoria do transporte, a mudança de algumas linhas que sumiram da região, a questão do metrô e a redução da tarifa.

Os manifestantes ignoraram esta carta, já tinham sido “enrolados” por outros tempos. A M'Boi Mirim já foi parada outras vezes, e a única resposta dada sempre foi a mesma: que a negociação vai ser agendada, mas sem data e sem lugar para acontecer.

O relógio marcava 11horas, havia agora no local cerca de 700 pessoas convictas de não saírem. O Choque se pôs em formação.  Havia tumultos envolvendo a discussão sobre a carta, para que os manifestantes fossem embora e esperassem a tal negociação acontecer, se não acontecer, que tivesse outra manifestação. Mas a resposta foi: “negociação AGORA”.

Nessa hora, sai do protesto e fui comprar água, quando voltei motos da Rocan haviam dispersado as pessoas e conseguiram abrir a Avenida M'Boi Mirim sentido centro. Fomos para o lado da avenida sentido bairro e continuamos lá, mas a polícia começou a nos tirar sem mais nem menos. E assim o protesto terminou com 5 HORAS DE MOBILIZAÇÃO.

A situação CAÓTICA e VERGONHOSA que se encontra a região da zona sul continua.

Várias pessoas não se contentaram com a cartinha do Sr. Subprefeito Beto Mendes que acha que o povo é idiota com promessas sem data e sem lugar que não foi sequer registrada. A mobilização vai continuar, e vai ser também sem hora marcada e lugar para acontecer, a bomba tá esquentando, e a população não aguenta mais demorar 3 horas para chegar no trabalho. Não bastasse isso, são 3 horas no SUFOCO, amassado, passando mal de tanto calor, em pé e o pior DANDO LUCRO PARA EMPRESÁRIOS.

Essa manifestação é apenas o início, muitos deixaram bem claro: “SEM NEGOCIAÇÃO VOLTAREMOS A OCUPAR AS RUAS”.


Texto Dani Regina
Fotos de Marcus Kawada: flickr.com/marcuskawada

2 comentários:

Anônimo disse...

As pessoas que moram próxima a M Boi Mirim estão certas em protestarem, mostrar que tem voz!

Anônimo disse...

[p]Whether you are a good woman probably big woman, Tiffany bracelet can fit you [url=http://www.allkindstiffanysale.co.uk]tiffany necklace[/url] well . Tiffany [url=http://www.pandoracharms4uk.co.uk]pandora charms[/url] jewelry is developed in The united states and is turning out to be just one of the numerous elementary equipment of Americans隆炉 model package . cheap tiffany jewellery The dazzling design epitomizes the universal symbol of love and reflects all the emotion the heart can hold $5,500 . Getting difficulty coming up with the ideal gift for that particular female in your [url=http://www.allkindstiffanysale.co.uk]tiffany store[/url] daily life? Regardless of whether its for your Tiffany and Co wife, your girlfriend or your sister, shopping for females can be a challenge . The back again tale is the fact that a big enterprise has styles to consider around Pandora from your locals due to the truth that this mineral is well worth tons of money . Most are generally also tiny youngster should be sole their particular judgment on the bracelets on product sales, provides the joy to be able to use . Tiffany [url=http://www.nicejewelryuk.co.uk]jewelry shops[/url] & Co . Every and every just such as you these days, lots of woman enjoy sporting Tiffany necklaces primarily Tiffany earrings given that they prefer the ear-rings to form her far more captivating . Before type jewellery was cheap getting a pictogram [url=http://www.pandoracharms4uk.co.uk]pandora beads[/url] of place and prosperity.[/p][p]This specific sort of elegance bracelets really trendy [url=http://www.lovejewelryuk.co.uk]jewelry stores[/url] and often inside the pattern as section of its allure could be the truth that you're capable to combine, and also elevation of these styles as well as
it genuinely is stated being the perfect treat that they are able to discuss with a large amount of women and even genuine particular young lady within your life . Its statement inheritance introduces people's adore for this . Give a person隆炉s meager wrists a subtle trace having plenty of majorly significant and obscure pendants . It隆炉s worth it [url=http://www.pandorajewellery4sale.co.uk]pandora jewellery uk[/url] to end up with a credible eBook . No matter where you go, your Tiffany will accompany with you, bring you a happy jingle ring . Well, as you'll be capable to guess, points consider a move for that worse, along with the Colonel attacks the Hometree and Jake tries to speak the Na'vi into leaving . This is a extremely beautiful earring after that could be easily put on . This is a task that can [url=http://www.lovejewelryuk.co.uk]pandora jewelry uk[/url] be done by taking Tiffany Sale inventory of energy consuming features.[/p]

RECOMENDAR