arte na periferia: Carta de Posicionamento e desligamento do Fórum de Experiências Populares em Audiovisual - FEPA

24 de julho de 2009

Carta de Posicionamento e desligamento do Fórum de Experiências Populares em Audiovisual - FEPA



A todos os interessados no audiovisual popular:



Escrevemos essa carta para tornar público nosso posicionamento e desligamento do Fórum de Experiências Populares em Audiovisual. Em primeiro lugar é importante deixar claro o quanto acreditamos na importância de iniciativas de se construir um fórum, que deve ser um espaço de troca de idéias, experiências e construção de pautas, demandas, diagnósticos acerca do audiovisual popular, e, portanto, com participação dos realizadores audiovisuais realmente populares, sejam exibidores, formadores, produtores e/ou distribuidores.



Ingressamos no FEPA justamente interessados em nos inteirar das discussões, acreditando que poderíamos colaborar com uma construção coletiva. Consideramos fundamental a idéia de um espaço no qual fossem levantadas e discutidas as propostas de um movimento, com e pelos seus autores sociais. Isso, com ênfase na participação, na colaboração e na transparência.



Em sintonia com a nota divulgada pelo Cinema Nosso em janeiro deste ano, não concordamos com a forma atual de representação estabelecida no FEPA, onde propostas são encaminhadas sem que tenham sido amplamente debatidas com seus integrantes.

Acreditamos que o vídeo popular é um trabalho que se estabelece na base com uma atuação social marcada por seus próprios atores. Nossa realidade não pode ser homogeneizada e transformada em uma única Organização com um representante institucional.

Nesta linha estamos priorizando o fortalecimento dos trabalhos nas comunidades e para isto estamos construindo um Circuito de Exibição de Vídeo Popular que conta hoje com 20 pontos de exibições, 40 filmes, envolvendo aproximadamente 40 coletivos e ou grupos organizados que trabalham com vídeo popular. Além do circuito, produzimos uma revista do Vídeo Popular e em setembro acontecerá a 3ª Semana do Vídeo Popular.



COLETIVO DE VÍDEO POPULAR

http://coletivovideopopular.blogspot.com/

videopopular@gmail.com

Assinam esta carta:



Ação Educativa

Arroz Feijão Cinema e Vídeo

CarlosCarlos - CNSA

Cia Estudo de Cena

Cine CRUSP

CineBecos

CineCampinho

Cineclube Polis / Instituto Polis

FABICINE - CineEscadão

Fanzine Catraca

Fernando Frias

Filmagens Periféricas

Lunetim Mágico – vídeo Independente

MUCCA

Mundo em Foco

NCA

Nossa Tela

Vanessa Reis

Nenhum comentário: