arte na periferia: Lançamento do Livro

31 de maio de 2010

Lançamento do Livro

Trilogia Lésbica
Publicação foi realizada com recursos do Prêmio Cultural LGBT - 2009 promovido pela SID/MinC
O autor e diretor de teatro, Ronaldo Ventura, lança amanhã, 1º de junho, no Espaço Satyros 2, em São Paulo, o livro Trilogia Lésbica. A publicação foi realizada com recursos do Prêmio Cultural LGBT - 2009, que contemplou o projeto teatral Trilogia Lésbica - Les, do mesmo autor, inscrito pela Cooperativa Paulista de Teatro.  O livro tem, além de Les, mais dois textos de peças de temática lésbica de autoria de Ronaldo Ventura: Eu queria ser Cássia Eller e Conheci uma pessoa.
O espetáculo, em cartaz desde fevereiro no Espaço Satyros 2,  teve sua primeira montagem realizada em julho de 2007 e tem como foco uma história de amor entre duas mulheres.  Ao inscrever o projeto no Concurso, realizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural, o presidente da Cooperativa Paulista de Teatro, Ney Luiz Piacentini, justificou : "O espetáculo sempre primou por não apresentar em cena o preconceito. E o fato das personagens serem lésbicas não foi usado como tabu ou uma desculpa para a criação dramática".
O Edital Prêmio Cultural LGBT -2009 distribuiu um total de R$ 1,2 milhão em prêmios contemplando 54 iniciativas culturais, desenvolvidas em todo o país com o objetivo de contribuir para o combate à homofobia e o aumento da visibilidade do segmento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). O Prêmio de R$ 23 mil para a montagem teatral Trilogia Lésbica - Les foi utilizado para financiar o espetáculo e o livro com a dramaturgia das três peças de temática lésbica impresso pela Scortecci Editora.
Após encerrar a temporada de Les no Espaço Satyros 2,  Ronaldo Ventura estreia, também no dia 1º de junho e no mesmo espaço,  a peça Eu queria ser Cássia Eller, o segundo texto publicado no livro. A Cooperativa Paulista de Teatro quer, ainda com o prêmio, levar o espetáculo Les para locais onde o teatro não chega com facilidade como instituições, escolas, Organizações Não Governamentais e abrigos.
SERVIÇO:
Dia 1º de junho, às 22 horas
Lançamento do livro Trilogia Lésbica
Autor: Ronaldo Ventura
Local: Espaço dos Satyros 2 - Praça Roosevelt, n º 134
Informações: (11) 3258-6345
(Heli Espíndola-Comunicação/SID)

Nenhum comentário: