arte na periferia: Policia despeja a força grupo de teatro

15 de junho de 2010

Policia despeja a força grupo de teatro

Enquanto o jogo do brasil rolava, olha o que a polícia estava fazendo, precisamos nos mobilizar já!!!

 
A POLÍCIA ESTEVE NO CICAS HOJE A TARDE, TIROU A FORÇA OS ARTISTAS QUE ESTAVAM LÁ E COLOCARAM TODOS OS EQUIPAMENTOS NA RUA, INCLUINDO TODA APARELHAGEM DE UM ESTÚDIO DE GRAVAÇÃO QUE FOI CONSTRUÍDO COM RECURSOS DO VAI- PREFEITURA DE SÃO PAULO.
 
A DEMOLIÇÃO ESTÁ MARCADA PRA SEGUNDA FEIRA MAS VAMOS RESISTIR
 
A POMLÍCIA NÃO APRESENTOU NENHUM DOCUMENTO .
ESTAVAM LÁ A PM, GCM E SUBPREFEITURA.
 
ESTAMOS CORRENDOA TRÁS DE ALGUM CONTATO DE IMPRENSA PRA NOS AJUDAR A DIVULGAR ESSA AGRESSÃO.
 
QUEM TIVER CONTATO POR FAVOR NOS PASSE.
 
SEGUNDA FEIRA ESTAREMSO LÁ EM UMA AÇÃO DE RESISTÊNCIA O DIA TODO.
 
QUEM PUDER VENHA!
 
SIMONE PAVANELLI

:

Companheiros,

Nós do Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo somos parceiros do Cicas (Centro Independente de Cultura Alternativa e Social), um coletivo de jovens que revitalizou um galpão abandonado e há 3 anos mantém uma programação diferenciada para a comunidade e a integração de vários segmentos culturais: teatro, circo, música, grafite, sarau, capoeira.

Nos tornamos parceiros pela afinidade dos objetivos que inclui um trabalho artístico de militância que contribui para trasnformação do entorno e soma na construção de uma prática de resistência fazendo frente a tantas arbitrariedades do poder público.

Porém, o Cicas está sendo ameaçado pela prefeitura de ser derrubado para "um projeto de revitalização da praça" . Há dois meses este boato vem correndo e a galera do Cicas e Sinfomia de Cães ( banda parceira que integra o Cicas) está atrás da veracidade desta informação tanto na subprefeitura correspondente como na prefeitura sem obter nenhum dado concreto.

Nesta quinta feira 11/06/2010 compareceram ao Cicas funcionários da prefeitura com o aviso verbal que a demolição acontecerá na segunda feira.

Todos os coletivos que ocupam o Cicas estão mobilizados para que isso não aconteça.

Estamos divulgando esse email para aqueles que quiserem colaborar com o abaixo assinado "Fica Cicas".

Além disso estamos nos mobilizando em uma ação presencial de resistência a partir de amanhã.

Domingo o Núcleo Pavanelli fará na praça ao lado apresentação do espetáculo "O Básico do Circo"  e continuaremos divulgando essa ação para comunidade.

 

Obrigada a todos.

Simone Pavanelli

 

segue o  texto que estamos circulando e o abaixo assinado:

 

CICAS - CONVOCAÇÃO

NESTA PRÓXIMA SEXTA, 11/06/2010, À PARTIR DAS 8HS DA MANHÃ, TERÁ INÍCIO A PRIMEIRA FRENTE DE RESISTÊNCIA CULTURAL DO CICAS CONTRA A DEMOLIÇÃO!

A PRESENÇA DE TODOS É IMPORTANTE!

O POR QUE:

NESTA QUINTA FEIRA, 10/06/10, POR VOLTA DAS 10H DA MANHÃ, COMPARECERAM AO CICAS FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA, UM DELES IDENTIFICANDO-SE COMO JOEL BONFIM , ASSESSOR DO SUBPREFEITO DE VILA MARIA/VILA GUILHERME, QUE ALEGOU CONSTAR UMA ORDEM DE DEMOLIÇÃO DAS CONTRUÇÕES EXISTENTES NAQUELE ESPAÇO, DEVIDO A UM PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA PADRE  JOÃO BOSCO PENIDO BURNIER, ONDE ESTÃO LOCALIZADOS O CICAS E O GRÊMIO ESPORTIVO, AMBOS INTEGRANTES DO CONJUNTO HABITACIONAL FERNÃO DIAS, COMPOSTO POR 22 CONDOMÍNIOS E AS ÁREAS DE CONVIVÊNCIA CITADAS.

SEGUNDO O ASSESSOR A ORDEM É ESVAZIAR OS IMOVÉIS ATÉ SEXTA, 11/06/2010, PARA DAR INÍCIO AS DEMOLIÇÕES NA SEGUNDA FEIRA, 14/06/10, A NÃO SER QUE ELE RECEBA ORDENS DIFERENTES DA SUBPREFEITURA.

EM VISTA DE TAL COLOCAÇÃO, PROCURAMOS O CHEFE DE GABINETE DA SUBPREFEITURA, SR. JOSÉ CARLOS ROMERO, QUE NOS ATENDEU POR VOLTA DAS 15H DO MESMO DIA. O CHEFE DE GABINETE NOS INFORMOU, PELA PRIMEIRA VEZ, QUE DE FATO HÁ UM PROJETO PARA REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA, QUE PREVE A DEMOLIÇÃO DE AMBAS AS CONSTRUÇÕES, INCLUINDO O ESPAÇO ONDE SE ENCONTRA O CICAS. QUESTIONAMOS QUANTO A LEGALIDADE DE TAL PROCEDIMENTO, SENDO QUE EM NENHUM MOMENTO NÓS DO ESPAÇO FOMOS NOTIFICADOS SOBRE A AÇÃO. ELE ESCLARECEU QUE A ÁREA É DA PREFEITURA E LOGO A PREFEITURA PODERIA FAZER COM O ESPAÇO O QUE JULGA-SE MAIS CONVENIENTE. TAMBEM REFORÇOU QUE PARA ELES A ÁREA É CONSIDERADA COMO "ABANDONADA", E QUE HÁ PLANOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA UNIDADE DE SAÚDE NO LOCAL. 

APÓS TAIS COLOCAÇÕES, FORAM EXPOSTOS REGISTROS DE DIVERSAS ATIVIDADES, DOCUMENTOS E PUBLICAÇÕES REFERENTES AO TRABALHO REALIZADO NO LOCAL, INCLUSIVE COMO REFERENCIA O EVENTO QUE ACONTECERÁ NO PROXIMO SÁBADO, DIA 12/06/2010, QUE FAZ PARTE DA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE, PROMOVIDA PELA PRÓPRIA SUBPREFEITURA E PELA SECRETARIA DO VERDE E DO MEIO AMBIENTE, COMO PARTE DA AGENDA 21 DA REGIÃO, ALÉM DE PROJETOS EM ANDAMENTO COMO AS OFICINAS DE TEATRO, PROMOVIDAS ATRAVÉS DO FOMENTO AO TEATRO DA SECRETARIA DE CULTURA DA CIDADE, E PROJETOS EM ELABORAÇÃO COMO A REUNIÃO DOS GRUPOS DA ZONA NORTE COM O PROGRAMA FÁBRICAS DE CULTURA, DA SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DE SÃO PAULO.

APÓS TODAS AS INFORMAÇÕES APRESENTADAS, O CHEFE DE GABINENTE INFORMOU QUE IRÁ ENVIAR AMANHÃ, O ASSESSOR JOEL, ACOMPANHADO DE UM ENGENHEIRO, MUNIDOS DA PLANTA DE REVITALIZAÇÃO DO ESPAÇO, PARA QUE SEJA FEITA UMA ANÁLISE QUANTO A POSSIBILIDADE DA PERMANÊNCIA DO ESPAÇO.

O QUE É A RESISTÊNCIA CULTURAL NO CICAS:

DECIDIMOS PELA NÃO-VIOLÊNCIA, NOSSO INSTRUMENTO DE RESISTÊNCIA É A ARTE E A CULTURA.

NÃO MEDIREMOS FORÇA COM O PODER PÚBLICO, NOSSO INTÚITO É APENAS DAR CONTINUIDADE AOS TRABALHOS NO CICAS, A NÃO SER QUE SEJA COMPROVADA QUE A AÇÃO DE DESTRUIÇÃO É LEGAL E DE INTERESSE PÚBLICO, POIS O ATÉ O MOMENTO PARECE SER UMA MEDIDA ARBITRÁRIA QUE VAI CONTRA PROJETOS LIGADOS AS PROPRIAS SECRETARIA MUNICIPAIS. PORTANTO, NOS JUNTAREMOS  AS 08HS DA MANHÃ NO CICAS A PARTIR DESTA SEXTA FEIRA, 11/06/2010, PROMOVENDO UMA RESISTENCIA PACIFICA EM BUSCA DE ASSEGURAR O DIREITO AO LIVRE ACESSO A CULTURA.

MANIFESTO - CICAS

QUAL É A SUA OPINIÃO? MOVA-SE AGORA!

APÓS MUITOS ANOS DE ABANDONO AO DESCASO, APÓS TODO O PROCESSO DE 3 ANOS DE REVITALIZAÇÃO DE UM ESPAÇO, POSSIBILITANDO A REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO DE CARÁTER DIFERENCIADO, COM CUNHOS ARTÍSTICOS, SOCIAL E AMBIENTAL, TRAZENDO UTILIDADE PÚBLICA AO LOCAL, DISPONÍVEL PARA TODA A COMUNIDADE, "FORÇAS MAIORES" QUEREM DERRUBAR O CICAS – CENTRO INDEPENDENTE DE CULTURA ALTERNATIVA E SOCIAL, EM UMA AÇÃO CAMUFLADA, ONDE  TODA INFORMAÇÃO QUE POSSUÍMOS NÃO É OFICIAL, POREM O QUE PODEMOS OBSERVAR É QUE AS ATIVIDADES NÃO PARAM DE ACONTECER E MUITOS PLANOS ESTÃO SENDO FEITOS PARA O ESPAÇO, ONDE O CICAS EXISTE, E ABSOLUTAMENTE NADA NOS FOI COMUNICADO, MESMO QUANDO PROCURADOS OS SUPOSTOS "ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS".

SIMPLESMENTE MEDIDAS DIVERSAS SÃO TOMADAS COM RELAÇÃO DIRETA COM NOSSO TRABALHO, E NEM AO MENOS UM COMUNICADO NÓS RECEBEMOS.

FICA A PERGUNTA?

PARA ONDE VÃO TODAS AS CRIANÇAS, LIVROS, BANDAS, GRUPOS, ARTISTAS, PÚBLICO, PLANTAS, ESTÚDIO, ALMOÇO COMUNITÁRIO, CAPOEIRA, CINEMA, TEATRO, DANÇA, POESIA, EXPRESSÃO, LIBERDADE?

PARA ONDE VAI TUDO ISSO?

EXERÇA SEU DIREITO DE CIDADÃO.

MOSTRE SUA OPINIÃO.  A DECISÃO TAMBÉM É SUA!

CICAS – CENTRO INDEPENDENTE DE CULTURA ALTERNATIVA E SOCIAL

ASSOCIAÇÃO CULTURAL SINFONIA DE CÃES

http://www.projetocicas.blogspot.com/

www.sinfoniadecaes.org

projeto.cicas@gmail.com

ABAIXO ASSINADO
Fica CICAS - Assine http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/6236



Nenhum comentário:

RECOMENDAR