arte na periferia: ARTE NA PERIFERIA

21 de outubro de 2006

ARTE NA PERIFERIA




PANORAMA
arte na periferia

Documentário dos artistas da Periferia de São Paulo

O Vídeo-Documentário PANORAMA – arte na periferia - previsto para lançamento em de dezembro de 2006 registra e dá voz a uma série de ações desenvolvidas por artistas residentes e realizadores da arte na periferia.

O documentário visa constituir um panorama da arte produzida na periferia junto com a perspectiva dos artistas sobre a arte e o movimento cultural local. Os bairros mapeados são: Vl. Andrade, Jd. São Luís, Jd. Ângela, Capão Redondo e Campo Limpo. A iniciativa tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, através do programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais).

1. OBJETIVOS

• Finalizar o vídeo-documentário;
• Promover exibições para as pessoas e espaços envolvidos
• Divulgar a arte realizada pelos artistas da periferia
• Mapear os espaços culturais existentes na região delimitada

2. JUSTIFICATIVA

Diante da dificuldade de acesso à cultura e da busca de uma identidade própria, surge uma produção artística emergente. São manifestações de resistência que persistem e criam um novo padrão de consumo.
Em tempos onde à repressão gera mais repressão, a arte surge como mediadora de possibilidades de integração, renovando o tecido do sistema social de forma lúdica e concreta. Nesse contexto as manifestações artísticas têm um papel fundamental na formação da cultura do povo.
Entendemos que há uma necessidade de registro e publicização da arte produzida na periferia para própria comunidade artística. A realização dessa pesquisa vem a contribuir para fortalecer o sentimento de pertencimento e a identidade da comunidade artística da região, dando visibilidade à produção e ao artista local
.

Nenhum comentário: