arte na periferia: Batuque Memorável do Samba Paulistano

6 de novembro de 2009

Batuque Memorável do Samba Paulistano



BATUQUE MEMORÁVEL NO SAMBA PAULISTANO

Apresentação

     Batuque Memorável é um projeto multifacetado criado a partir do Prêmio Pesquisador 2008, Um Batuque Memorável no Samba Paulistano, promovido pelo Centro Cultural São Paulo que registrou em entrevistas as histórias de sambistas como Seu Carlão do Peruche, Valdir Cachoeira, Zulu e muitos outros.
     A partir de uma parceria com o Bloco do Beco, o projeto cresceu para além do Centro Cultural ganhando espaços nos bairros do Jardim Ibirapuera, Parque Santo Antônio e Jardim São Luís na zona sul da cidade. Os eventos aqui apresentados serão encontros reunindo homens e mulheres que se realizam no ofício do samba. São rodas de samba, shows, desfile de baterias, danças, workshops, conversas e mostra de filmes. No primeiro semestre deste ano, aconteceram os shows da
Embaixada do Samba Paulista e SP em Retalhos compondo uma primeira etapa destes eventos.

     Pela importância em divulgar a expressão de sambistas que contribuíram e contribuem na formação cultural de nosso povo, os palcos da Adoniran Barbosa, do Monte Azul, do Sacolão das Artes e do Bloco do Beco recebem com muita honra e respeito estes artistas para um Memorável Batuque. E no mês da Consciência Negra, novembro, e no mês do Samba, dezembro, com alegria, venham todos, pois o Samba Paulista vai passar!


Os Shows

      O Centro Cultural busca abrir mais espaço para o samba paulistano, por isso, artistas da nova geração se encontram com sambistas veteranos. Velhas Guardas e rodas de samba compõem uma intensa programação que também compreende encontro de baterias dança do mestre-sala e da porta-bandeira. Os shows serão registrados em DVD para compor a documentário produzido pela equipe da Rádio e TV Web – CCSP.

Pro Cinema Sambar

Desde 2006, Pro Cinema Sambar, projeto do Grupo de Pesquisa de Samba e Teatro Band’doido, buscou juntar filme, música e caldo de feijão numa grande festa da comunidade. Os escadões do Jardim Ibirapuera viraram arquibancada, o tecido branco a tela de projeção e o tema do samba acompanhando o filme. Após exibição dos filmes é feita uma roda de samba em que se serve o caldo de feijão. A Roda de Samba será acompanhada pela Batucada no Beco. Bom Filme!


Workshops
      Durante novembro e dezembro acontecerão no Bloco do Beco estes workshops de capoeira, samba de bumbo, bateria mirim, dança afro e maracatu. Para maiores informações sobre vagas e horários ligar para 5851-4288


Endereços dos Espaços:
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso – Próx ao Metrô Vergueiro
Sala Adoniran Barbosa – Tel:  3397-4000
Sacolão das Artes:
Avenida Candido José Xavier, 577 – Parque Santo Antonio.
Tel: 5819-2564
Centro Cultural Monte Azul:
Av. Tomás de Souza, 552   - Jd. Monte Azul
Tel: 5851 5370
Bloco do Beco:
Rua Acédio José Fontanete, nº  86 - viela Química – Jardim Ibirapuera
Tel: 5851-4288

Nenhum comentário: