arte na periferia: [formadores-itcpusp] concurso documentários

13 de abril de 2010

[formadores-itcpusp] concurso documentários

Mirando as armas e combatendo a pobreza

Por: Sou da PazData: 08/04/2010


A Oxfam International, em parceria com Instituto Sou da Paz e Viva Rio, está lançando um concurso para estimular a produção de documentários sobre o impacto das armas em países com situação de pobreza. As melhores propostas terão a produção custeada e os documentários serão exibidos em Nova Iorque.
 
Todos os anos, mais de 500 mil pessoas morrem vítimas de armas de fogo no mundo. Muitas outras são feridas ou ficam com seqüelas permanentes. A violência armada também afeta diretamente o desenvolvimento dos países – em especial países pobres - que sofrem com limitações ao seu crescimento econômico e social. Por outro lado, governos continuam investindo grandes montantes de dinheiro na compra de novas armas - que frequentemente acabam nas mãos dos criminosos - ao invés de investir em áreas importantes como educação e saúde.
 
Não há, atualmente, nenhuma lei que regule o mercado internacional de armas e munições. A ausência de um Tratado que estabeleça regras válidas para todos os países permite que as armas e munições acabem em mãos erradas –que usam estas armas para matar, espalhar insegurança e conflito, violar os direitos humanos e destruir a esperança e a oportunidade de superar a pobreza.
 
Para estimular a discussão sobre este assunto tão crítico nos países em desenvolvimento, está sendo lançado o concursoMirando as armas e combatendo a pobreza. O concurso é aberto para todos os países, mas o foco é o Brasil, a África do Sul e a Índia. Todos podem participar: basta inscrever uma proposta de argumento para um documentário de 5 a 15 minutos sobre este tema.
 
O argumento deve ser encaminhado para o email: shootingpoverty@ drop.io até 01 de junho de 2010. As três melhores propostas serão selecionadas por um júri internacional e receberão todos os recursos para a produção, incluindo uma semana inteira de gravação com equipamento profissional e produtor exclusivo.
 
Os documentários serão apresentados por seus diretores na sede da ONU em Nova Iorque. O diretor do filme mais votado pelo público por meio do site Shotting Poverty ganhará uma câmera Sony EX1R.
 
Mais informações, orientações para escrever seu argumento, exemplos e dicas de um famoso diretor vencedor do Oscar, além dos prazos e do regulamento do concurso estão no site Shotting Poverty. Participe e divulgue!

--
Virgínia Luz Schmidt
11 9791-1228


Nenhum comentário: