arte na periferia: Concurso Nacional de Roteiros

24 de junho de 2010

Concurso Nacional de Roteiros



 

logo_oficinas galpao.png

 

Termina sexta-feira (25) prazo de inscrição de jovens 

em concurso nacional de roteiros

 

Os autores das 15 histórias selecionadas farão uma oficina audiovisual e

transformarão o roteiro em vídeo digital

 

Imagine contar uma história, fazer uma oficina audiovisual e ainda transformar o roteiro em vídeo digital?! Esta é a oportunidade gratuita oferecida a jovens, com idade entre 16 e 26 anos, participantes de instituições sociais de todo o país. O prazo para inscrição no Concurso Nacional de Roteiro das Oficinas Galpão de Qualificação e Intercâmbio Audiovisual termina na sexta-feira (25).

 

O projeto selecionará 15 roteiros, e seus autores farão uma oficina intensiva de realização audiovisual e, depois, transformarão o roteiro em vídeo de curta-metragem. Em seguida, os filmes serão apresentados em telões em ruas e praças durante um circuito de exibição aberto e gratuito.

 

O projeto é uma realização do Instituto Galpão e conta com patrocínio do Instituto Votorantim e da Fibria. A iniciativa tem por objetivos aprimorar a formação e a inclusão audiovisuais de jovens e proporcionar a troca de experiências vivenciadas pelas instituições sociais.  

 

Para participar, o jovem deverá escrever um roteiro original de ficção ou documentário que deseja transformar em vídeo, preencher a ficha de inscrição com os dados pessoais e as informações sobre a instituição social.

 

No ato de inscrição, o proponente deverá comprovar a participação e a frequência nas atividades da instituição de inclusão cultural e/ou formação digital. As inscrições poderão ser feitas  até a próxima sexta-feira, 25 de junho, através da Internet ou via Correios. A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis no site www.oficinasgalpao.org.br

 

Oficina

 

Quinze roteiros serão selecionados por uma comissão composta por professores e profissionais  do  audiovisual. Os jovens autores selecionados participarão das oficinas audiovisuais no período de 19 a 29 de julho, no Espírito Santo.

 

Com a orientação de profissionais das áreas do cinema e da comunicação, os alunos terão aulas de Roteiro, Direção, Produção, Fotografia e Câmera, Som, Edição, Direção de Arte, Mobilização Comunitária, Direitos Autorais, Mídias Sociais e Comunicação Colaborativa.

 

O curso também é uma oportunidade para promover a troca de saberes entre as organizações e entre os jovens e fortalecer uma rede de atuação colaborativa para valorização da cultura como instrumento inclusão, de expressão, de protagonismo juvenil e de transformação social.

 

O projeto fornecerá transporte, alimentação e alojamento necessários à participação dos selecionados nas oficinas.

 

Gravação e Edição

 

Depois das oficinas, cada jovem retornará à cidade onde mora para a gravação e a edição do curta-metragem com até 15 minutos de duração. Desde a etapa da produção até a finalização da obra, ele contará com o suporte de equipamentos e serviços contratados pelo projeto. 

 

Exibição

 

Ao final, as obras serão apresentadas em telas de cinema por ruas e praças dentro de um circuito aberto e gratuito. Os vídeos e o making of das principais etapas comporão um box de DVDs que será distribuído, gratuitamente, para instituições sociais, bibliotecas públicas, pontos de cultura, secretarias municipais e estaduais de cultura, entre outros segmentos ligados à cultura e à educação.

 

Serviço

Oficinas Galpão de Qualificação e Intercâmbio Audiovisual (Concurso Nacional de Roteiros)

Inscrições: até 25 de junho pelo site www.oficinasgalpao.org.br

Público: Jovens entre 16 e 26 anos integrantes de instituições sociais voltadas para inclusão cultural e/ou formação digital

 Assista à vinheta no Youtube

video_youtube.jpg

 

Mais Informações:  

 

Marialina Antolini /Simony Leite Siqueira / Silvio Alencar
Assessoria de Comunicação
Instituto Galpão
(27) 3327-6494/ 8123-8545 / 9721-7395 / 8822-1588

 

 

 

 

 

 


 


Nenhum comentário:

RECOMENDAR